Depois de receber o “Oscar” do pornô, atriz diz sentir-se realizada.
Sorrindo timidamente a cada pergunta e falando em voz baixa… Foi assim que Monica Mattos, a rainha do pornô nacional, respondeu à nossa entrevista. Ela foi a primeira brasileira a receber o AVN Award, considerado o “Oscar” do cinema pornográfico, por sua atuação no filme Devassa, produzido pela Brasileirinhas. Monica revela que o segredo de seu sucesso é gostar do que faz.
“A melhor maneira de saber se uma atriz pornô é boa é quando você realmente acredita que ela está sentindo prazer. Essa é a minha maior vantagem no trabalho. Ninguém pode dizer se estou fingindo ou não”, explicou Monica, que também é uma apresentadora exclusiva da Planet Sex TV.
A atriz, atualmente com 24 anos, começou a trabalhar como prostituta aos 18 e afirma que não se arrepende. “Foi a forma como consegui minha independência. Naquela época, eu precisava de dinheiro e não achei um absurdo trabalhar como prostituta. Não tenho vergonha de ter começado assim”, contou Monica, que nunca tinha realizado sexo oral antes de seu primeiro cliente.
Em 2004, ao descobrir que uma de suas amigas tinha ganhado uma quantia razoável de dinheiro ao fazer um filme pornô, Monica se interessou e procurou o produtor. Pouco tempo depois, ela estreou em “Private – Carnaval Verão Vale-Tudo”, o primeiro dos 57 filmes que já fez.
Quando questionada sobre o maior problema que já enfrentou durante as gravações, Monica não hesita: “A pior coisa é quando o parceiro não funciona. Isso é muito desanimador. É preciso ficar esperando, e isso atrapalha tudo”.
Monica já participou de alguns filmes internacionais, embora sempre gravados no Brasil. “Eu tenho vontade de trabalhar no exterior. Nos EUA, por exemplo, o pornô é levado mais a sério e é mais respeitado. Aqui, até as próprias atrizes têm preconceito. Eu acredito que, se é para sentir vergonha do que faz, é melhor não fazer”, explicou. Ela ressalta que se sente sortuda por nunca ter sido diretamente afetada pelo preconceito: “Na minha frente, ninguém fala mal do que eu faço. Isso é o que importa. Exijo respeito. A opinião de pessoas preconceituosas não me afeta”.
A rotina de gravações e shows de striptease é suficiente para Monica manter sua forma. Com 1,60 m e 50 quilos, a morena diz que não frequenta academias de ginástica. Quando o assunto é conquistar alguém, ela diz que basta ser natural e divertida: “Os homens adoram mulheres divertidas! Não adianta ser apenas sexy”.
Monica é assumidamente bissexual e confessa que prefere se envolver emocionalmente com pessoas do meio pornô: “Quem trabalha nessa indústria entende melhor e causa menos problemas”. Quando fala sobre sua vida sexual fora do trabalho, ela surpreende: “Não pratico sexo casual. É preciso haver sentimentos envolvidos, caso contrário, não vale a pena”.
A atriz, separada há cerca de um ano, afirma que está vivendo o melhor momento de sua vida. “Fiquei muito feliz por ser a primeira brasileira a ganhar o AVN Award. É um reconhecimento pelo meu trabalho. Estou realizada e aproveitando a minha vida”. Com o sonho de ter uma casa de frente para a praia no Rio de Janeiro e conhecer o Havaí, Monica Mattos se considera uma mulher feliz. “E pretendo continuar assim”, finalizou.